Roma #8

Hoje despedimo-nos da cidade-museu que temos falado por aqui quase exaustivamente; a cidade que nos cativa logo à primeira impressão. Despedimo-nos já de Roma, portanto, mas mantemos a vontade de olhar ao Coliseu mais uma vez. Deixamos para lá o império romano e a as maravilhas que nos deixaram, esquecemos (por uns tempos) a vista sob o rio Tibre e as descobertas impressionantes a cada esquina de Roma. É linda. E é cidade para toda a gente, creio. É impossível não gostar de Roma mesmo não sendo um entusiasta de arte. Não entreguei a moeda à Fontana di Trevi, mas sei que hei-de voltar a Roma. E para aqueles que tencionam ir pela primeira vez, tomem nota...









Comprem o Roma Pass. É caro, mas vale a pena. Acabei por não usá-lo como pretendia uma vez que o perdi logo no primeiro dia e reencontrei-o a uma hora de expirar, mas sejam mais cuidadosos do que eu fui e usem e abusem deste pass. Para além de nos dar livre trânsito em qualquer transporte público, dá-nos entrada livre num museu à nossa escolha (excepto o Vaticano), descontos nos restantes e ainda nos permite não ter de esperar em filas intermináveis de turistas.





Se usarem transportes públicos, prefiram o autocarro. Os autocarros são terríveis porque estão sempre cheios e o cheiro não é muito agradável, mas leva-vos a pontos-chave da cidade e, ao mesmo tempo, conseguem olhar a cidade, algo que de metro não conseguiriam fazer. Não se desloquem sempre de autocarro, use your own feet, mas tenham o autocarro como salvaguarda quando se querem deslocar para sítios mais longe ou até para voltar para casa.





Esta já é mais que sabida: usem calçado confortável. Caminhar pelo centro de Roma é um desafio - qual calçada portuguesa! - aqui as pedras martirizam os nossos pés.

Evitem comprar água (ou outra coisa qualquer) perto de pontos turísticos. Os comerciantes usam e abusam do poder de estar perto de uma atracção e exageram bastante nos preços que praticam.



Dezembro é uma altura óptima para visitar Roma porque não há assim tantos turistas quanto isso. O ar é respirável e as filas não assustam tanto quanto no verão, segundo li, e a realidade é que não me queixo da presença de turistas por lá sem ser na Fontana di Trevi.



Imaginem-se num filme! Esta é a melhor parte. ❤

Chegados ao fim desta (longa) partilha de Roma, digam-me, sou só eu que sou encantada por esta cidade?

4 comentários:

  1. Ora aqui está um lugar que eu quero visitar :)

    As fotos estão fantásticas! adorei :)

    Beijinho
    https://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que lugar perfeito para visitar! Amei as fotografias.
    ♡ Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
  3. Um lugar que quero muito conhecer. As fotos estão lindas e ainda aguçam mais a vontade de lá ir!

    Beijinhos
    http://aestilografa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Catarina, as tuas fotos estão incríveis! E tu estás tão bonita! morro de saudades de Roma e com estes teus artigos só me aumentou a vontade de lá voltar :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Instagram